Festival de Cultura Maker leva cerca de 40 oficinas ao Red Bull Station

Red Bull Station, no centro de SP recebe evento nos dias 14, 15 e 16 de outubro com o objetivo de fomentar o envolvimento entre fazedores e entusiastas do movimento maker

Você já deve ter ouvido falar em “movimento maker” né?

Pois bem… O Movimento Maker tem potencial para modificar o modo como pensamos, aprendemos e trabalhamos, apoiado em uma ideia simples: em um mundo de tecnologias e conhecimentos compartilhados, qualquer um pode fabricar, modificar e consertar praticamente qualquer coisa.
Inspirado por esse conceito que vem conquistando cada vez mais adeptos no mundo todo, o Red Bull Station realiza pela primeira vez o FAZ – Festival de Cultura Maker nos dias 14, 15 e 16 de outubro. Concebido em conjunto com cinco grupos atuantes na cena maker, o evento surgiu da necessidade de criar um legado original, relevante e genuíno para o Brasi

Literalmente “botando a mão na massa – O FAZ ocupará todo o prédio na Praça da Bandeira, oferecendo ao público em geral cerca de 40 oficinas, duas palestras e diversas mostras de projetos em uma programação de três dias, organizada por assuntos que acolhem de iniciantes a especialistas.

Tem pra todo mundo! Os participantes poderão ter desde aulas sobre comida vegana na cozinha do restaurante Cafeteria a um encontro com o produtor Arthur Joly no Red Bull Studio São Paulo. No andar térreo, o trabalho será realizado em um laboratório digital e, no auditório do prédio, o ateliê analógico receberá os visitantes com máquinas e ferramentas de variados tipos.  Durante o fim de semana, o terraço do Red Bull Station terá ainda uma feira gastronômica.

details of the equipment during the workshop "Internet of Things in practice" in Red Bull Basamente at Red Bull Station, Sao Paulo, Brazil on June 22, 2016

Com temas variados – que vão desde construção de uma poltrona até a realização de um projeto de instrumento musical ou de uma bicicleta (de bambu) – as atividades propõem ao público conhecer um pouco mais sobre esta cena e a aprender com ela. As inscrições estão abertas até o dia 13 de outubro pelo link (correeeee e clica aqui)

Confira uma prévia das atividades sensacionais que vão rolar por lá:

Sexta-feira, 14 de outubro

Palestra: Arte, Transgressão e Ciência
Horário: 20h
Palestrante: Guto Lacaz

guto1Guto Lacaz construiu o seu percurso artístico no cruzamento entre arte e ciência numa perspectiva de embate e questionamento do sistema produtivo industrial. Com um proceder análogo ao do hacker, concebe dispositivos absolutamente inúteis, que repetem ad infinitum tarefas quixotescas e propõe performances e objetos que beiram o absurdo revelando com humor e ironia a obsessão produtivista da sociedade contemporânea. Invencionista por natureza, na noite de abertura do FAZ-Festival de Cultura Maker, Guto falará não somente da sua trajetória, se não que também prestará homenagem aos seus mestres Makers.

 

 

 

 


Sábado, 15 de outubro

Oficina: Como projetar bicicletas de bambu personalizadas
Horário: 18h
Palestrante: Edison Cabeza (LABambu)
Pré-requisitos: Possuir conhecimentos básicos de informática
Número de vagas: 15

Os participantes aprenderão conceitos básicos de geometria e ergonomia para a projetação de bicicletas a partir do software bike cad (versão online) onde serão aplicados os conhecimentos para desenhar uma bicicleta adaptada às medidas do usuário.

Oficina: Jogos Locativos
Duração: 18h
Palestrante: DekWilde

Os jogos móveis locativos (JML), também chamados de “pervasive games”, aliam tecnologias digitais móveis e sistemas de geolocalização, criando interfaces entre os espaços eletrônico e físico para fins de jogo. Trata-se de uma expressão urbana da cibercultura, mesclando cultura dos games, arte eletrônica, ação urbana, tecnologias móveis e localização. Os JML são um exemplo de uso das “mídias locativas”, revelando a atual fase da computação ubíqua, da mobilidade e da hiperlocalização. Essa nova fase caracteriza-se como a da “espacialização” da Internet e pode ser compreendida, no caso dos JML, como produção social pelo uso e apropriação lúdica e temporária do espaço urbano.


Domingo, 16 de outubro

Oficina: Workshop de sonoridades
Horário: 11h
Ministrada por: Equipe do Red Bull Studio São Paulo
Números de vagas: 10
Pré-requisitos: Para maiores de 16 anos

O workshop de sonoridades vai explorar a introdução à gravação, captura de instrumentos e microfonação dentro do estúdio. Teremos também a presença de Arthur Joly contando um pouco sobre sua paixão por sintetizadores analógicos e sobre o processo de construção do JolyMod III, o  maior sintetizador modular da América Latina.

Oficina: IQlight Luminária
Horário: 18h
Palestrante: Ântoni Cristiano Romitti
Número de vagas: 10
Pré-requisitos: Interesse em Arte, Formas e Luz // Para maiores de 12 anos

A oficina IQlight Luminária trata de se fazer várias luminárias a partir de uma única geometria. Os participantes vão aprender de forma simples, dinâmica, divertida e lúdica construção de estruturas artísticas livres.


Saiba mais e confira a programação completa em www.redbullstation.com.br/festivalmaker

Red Bull Station
Praça da Bandeira, 137, Centro, São Paulo, SP.
www.redbullstation.com.br

Fotos: Felipe Gabriel e Marcelo Maragni