Cultura Eletrônica

Aconteceu dia 19 em Ipanema, zona sul do Rio de Janeiro, o lançamento da Expo GERAÇÃO ELETRÔNICA 2.0, que rola até o dia 03 de Julho.

Aconteceu dia 19 em Ipanema, zona sul do Rio de Janeiro, o lançamento da Expo GERAÇÃO ELETRÔNICA 2.0, que rola até o dia 03 de Julho.

O projeto GE 2011 está na segunda edição e acontece no Oi Futuro Ipanema.
Acompanhe a programação completa pelo site [geracaoeletronica.com]

Durante um mês, o evento reúne mais de 50 artistas e irá traçar um panorama do que é produzido no Brasil.

A primeira edição do evento, que aconteceu em Novembro de 2005/Brasília (CCBB), e, entre Janeiro e Março de 2006/Rio de Janeiro (Centro Cultural Telemar, hoje OI FUTURO), teve como objetivo levar o assunto ao público de forma mais didática, já que tudo era meio que uma novidade por aqui.

Já nesta segunda edição, a mostra volta buscando fazer uma edição mais sonora e visualmente mais imersiva. Por meio de uma videoinstalação, será apresentada imagens de grandes fotógrafos brasileiros, especializados na cena eletrônica, como Fábio Mergulhão (SP) e Eduardo Llerena (RJ). Também participarão do evento os VJs Vagalume (RJ) e Spetto (SP).

O grande diferencial desta edição se dá pela realização de uma exposição sonora, onde serão expostos durante um mês, de terça a domingo, mais de 40 sets distintos de DJs e produtores nacionais, novos talentos e grandes nomes da discotecagem nacional, traçando um panorama do que é produzido e tocado no Brasil.

Segundo o jornalista Tom Leão, “agora é a hora de as pessoas contarem suas próprias histórias, apresentando como, através da novas tecnologias e suas vertentes, elas produzem e tocam seu próprio material ao vivo ou criam visuais fantásticos na hora do show. O “do-it-yourself” já é uma realidade e está ao alcance de todos”, explica.

Por meio de uma curadoria feita também por Tom Leão, que é crítico musical e diretor artístico do evento, foram selecionadas 31 produções que irão enriquecer ainda mais a exposição sonora. Com isso, será possível conhecer novos talentos de várias partes do país. Entre os escolhidos estão, DJ Franicx (São Paulo, SP), Budah Moderno (Aracaju, SE) e Marcio Mirailh (Santa Maria, RS). Estes sets serão executados em simultâneo a exibição de imagens e vídeos criando um ambiente de cultura eletrônica.

Também estarão presente na exposição, o trabalho de novos expoentes da música eletrônica, como João Brasil, Halley e Renato Patriarca além de alguns dos nomes mais importantes da discotecagem a nível nacional, como o também produtor Marcelo ‘Meme’ Mansur e o Paulista Ramilson Maia/RAM Science, que, mostrará um set e duas apresentações de trabalhos inéditos no teatro do OI FUTURO, dia 20 e 21 de Maio.

Fotos e vídeos editados pelos designers gráficos Patrícia Chueke e Phil serão projetados juntos a reprodução das produções selecionadas na Galeria de Arte do OI FUTURO, junto a frases emblemáticas e informativas sobre o universo da música eletrônica. Outros destaques de São Paulo são trabalhos da diretora Ruth Slinger para o club D-Edge, dirigido por Ronaldo Mendonça. Os videografismos não ficarão restritos ao eixo Rio-São Paulo. O público poderá conferir as produções do VJ Erms (Brasília), Sabbá (Belém) e Léo (Porto Alegre), além de nomes conhecidos do Rio e de São Paulo. E, contribuindo com o espírito do ”faça-você-mesmo”, o Geração Eletrônica 2011 convocou jovens DJs, produtores, musicais, fotógrafos e videomakers a inscreverem seus trabalhos relacionados à cena eletrônica para seleção. Entre Fotos e vídeos que vieram do processo seletivo, estão nomes como Toni Mascote (Goiás e Ceará), SHH!! Aka Caio Cadernuto (São Paulo), Chico Moraes (Pindamanhogaba/SP) e Camila Carello (Rio de Janeiro).

Além dos já citados acima, acontecerá duas apresentações, dias 27e 28 de Maio, do coletivo Apavoramento Sound System, tendo Mary Fê na abertura, no teatro OI FUTURO. As apresentações acontecerão as Sextas e Sábados as 20h.

No mesmo espaço, haverá debates ministrados visando discutir o nacional da música eletrônica, com a presença dos DJs Leo Janeiro e Memê (RJ), dos empresários Claudio Miranda Filho (Rio Music Conference) e Cabbet Araújo (Fosfobox), além do fotógrafo Fábio Mergulhão (Aktuell Comunicação) e Franklin Costa (Movimento Comunicação).