Joe Welch | A poderosa voz da dance music

“O segredo está em fazer com amor, quando se ama o que se faz uma hora vem o reconhecimento” – confira a entrevista com a nova aposta da dance music brasileira – Joe Welch.

O cenário pop brasileiro vem crescendo a cada dia e a aposta do momento tem um nome – Joe Welch.
Dona de uma voz impressionante, ela tem carisma e faz de cada apresentação um espetáculo diferente. Joe acaba de assinar contrato com uma das principais gravadoras do Brasil – BuldingRecords, na última passagem da cantora Maya por São Paulo – Joe dividiu o microfone com a cantora para cantar um trecho de Alone (veja o video) uma grande surpresa para todos. Roubou a cena – fato!

Nós conversamos com Joe Welch, e nesse bate papo mega descontraído ela nos contou como iniciou sua carreia e pencas de outras novidades que estão por vir.

Pra começar – conte pra gente, como surgiu a Joe Welch?
Iniciei minha carreira como atriz de teatro infantil em Campinas, interior de SP, em 1996. No mesmo ano fui gravar a trilha de uma peça no estúdio do produtor Fernando Zuben e ele se encantou com minha voz (sou formada em canto lírico), na mesma hora recebi o convite para integrar o grupo DOO DAD como vocalista principal ao lado dele. O DOO DAD era um grupo de Opera Dance, algo inédito na época. A partir desse momento deixei o teatro de lado e me dediquei ao canto e ao grupo. Fizemos muito sucesso na época, mas com o fim do grupo, resolvi me dedicar a JOE WELCH, e de lá pra cá, não parei mais.

O mercado musical brasileiro tem passado por grandes mudanças – novos artistas, novas propostas, como é ser reconhecida, tendo sua música destaque na Energia 97 principal rádio de dance music do Brasil, assinar contrato com a gravadora Building Records e ser uma das primeiras atrações confirmadas do festival de música eletrônica Spirit of London? A que você atribui isso tudo isso?
São quase 15 anos de carreira. Comecei bem novinha… (risos)

Em 1996, o mercado do dance não possui muita abertura aos brasileiros que cantam em inglês, mas fui desbravando através do grupo Doo Dad, assinamos na época com a gravadora Fieldz/ BMG, que fez com que ganhassemos uma notoriedade maior, mas lembrando que não podiamos dizer que eramos brasieliros, pois não se acreditava muito nesse estilo.

Quando assumi minha carreira solo, recebia muitas criticas por insistir em cantar outra língua que não é a de origem do meu país. Mesmo assim me mantive nadando contra a maré. Posso me considerar umas das pioneiras nesse segmento.

O segredo está em fazer com amor, quando se ama o que se faz uma hora vem o reconhecimento. Quando estou no palco é sagrado para mim. Meus shows não importam a quantidade de publico, seja um ou um milhão faço com minha alma e me dedico do mesmo jeito, pois nunca saberei se é o ultimo show que farei na minha vida. (ufa… me emploguei)

Hoje o mercado está fácil para os novos artistas, temos muitos brasileiros investindo no dance hoje. Conseguimos mostrar que podemos sim fazer músicas de qualidade e em inglês.

Estou preparando um grande show para Spirit of London, será minha primeira vez lá e quero mostrar meu talento a todos que ainda não me conhecem e aos que já viram meu show, irei surpreender e mostrar o porquê sou a pioneira.
Tenho somente à agradecer a Building e à Energia 97, por acreditarem no meu trabalho e pela oportunidade, como forma de retribuição darei sempre o melhor de mim.

Estou muito feliz com o sucesso de Lollipop, mas é muito suor, garra, determinação e ação de uma equipe muito competente. Uma andorinha só jamais faz verão! Tudo isso é a resposta dum trabalho feito com muito amor e na hora certa.

Quero agradecer as rádios (OMEGA HITZ, ENERGIA 97, JOVEM PAN) e muitos outras que tocam minhas músicas e claro aos DJs, sem vocês eu não estaria onde estou hoje. Meu muitooo obrigado de alma e coração.

Como é agora ser uma artista que tem o staff da Building Records?
É gratificante, pertencer à Building Records, é um nome forte, uma das maiores “labels” do mercado de música eletrônica e é a líder no mercado dance nacional, isso tem um grande peso.

Sinto muito orgulho e tenho o respeito de muitos por pertencer ao casting de artistas da Building, como: Joe K, Tiko´s Groove, Rico Mansur, Tom Hopkins e Samara, fora outros mais.

Lá dentro existem grandes profissionais que sabem exatamente como funciona a relação entre artista e rádios, compilações, o que toca, direcionamento… A sensação de ‘proteção’ aumenta.

Qual é seu sonho enquanto cantora?

O primeiro já está sendo realizado. Meu primeiro disco… Os outros, depois é só conseqüência e um dos mais importantes que ainda realizarei que é através da minha profissão ganhar muito dinheiro para ter um espaço (chácara) onde eu vou abrigar os cães e animais abandonados. Sou apaixonada por animais.

…E o que gosta de ouvir em casa? Quais são suas referências?

Jazz. Muito jazz.
Amo a influência das negras americanas na minha vida. Principalmente as da década de 50. Gosto de clássicos. Curto internacionais dos anos 80 e Pop internacional também.

Seu último single Lollipop escrito por você tem sido um grande sucesso, a música é animada, divertida, toca em todas as pistas e não saí da cabeça – conte pra gente a história dessa música. Jamais tinha escrito melodia, somente letras, como I get it all, Making Love, Tell me, entre outras… Mas tudo deu inicio com um affair que tive ano passado, me apaixonei perdidamente, e como digo na música, foi exatamente aquilo que houve… ( Ele me trocou por uma gogo girl e se ” danou ” mais tarde )… Quando soube naquele momento o que acontecia, no chuveiro mesmo, comecei a cantar uma música, por raiva da pessoa… Gostei do resultado. Mandei a idéia pro Allan Natal, ele curtiu e mais tarde acabou virando hit… Há males que vêem para bem! (risos)

E os planos para o futuro? O que vem de novidade por aí?
Meu disco!! Muitos shows. Turnês pra fora do país. Mais novidades da Building, meu novo single que já já estoura por aí e muito mais luta, garra e persistência!! Amo o que faço e agradeço a Deus todos os dias por trabalhar com música e ter pessoas maravilhosas que respeitam e gostam do que faço!
A estas pessoas mais que MUITO OBRIGADA, aliás, OBRIGADA… é pouco!!


› Ouça Lollipop – Novo single de Joe Welch em parceria com o
DJ e produtor Allan Natal
.
“A música já está entre as 20 mais executadas nas principais rádios do Brasil”

music