A cena circuit está retornando depois de mais de um ano parada devido a pandemia provocada pelo vírus Covid 19.
Como todos sabemos todo o setor de festas e eventos foram drasticamente afetados pelo avanço da pandemia que se alastrou pelo mundo inteiro em Março de 2020. Sabemos que os eventos movimentam uma grande parte da economia em todo o mundo.
Mas também sabemos que a pandemia não acabou, mas estamos a caminho e contornando o cenário para vencer essa pandemia.
Aqui nos Estados Unidos eu como um profissional da área da música assim como todos os outros demais da área de eventos tivemos uma grande dificuldade por conta da parada do setor de eventos.
As agendas de festas, festivais e todos grandes eventos como espetáculos, shows e muito mais foram todos cancelados até segunda ordem.
E eu assim como muito outros DJs no mundo, nosso trabalho foram feitos somente on-line através live streamings pelas redes sociais.
Foi (para os lugares que estão já retomando as atividades) e está sendo um tempo para todos esses profissionais se reinventarem e se aperfeiçoar em muitos outros pontos.
Realidade cronológica dos cenários:
- Aqui em Nova York estamos sem festas e eventos desde o dia 08 de março de 2020, eu inclusive aqui na cidade toquei na última festa no The Ritz antes de toda cidade parar totalmente e entrar em total lockdown por 3 meses e após isso os eventos continuaram não permitidos e bloqueados até este mês de maio em NYC outros estados já estão reabertos para festas.
- Nos Estados Unidos o sistema e as regras e leis muda de um estado para o outro, pois cada estado tem suas leis.
- Em janeiro tive a oportunidade de tocar em Atlanta no New Year’s Eve. E as regras de Atlanta não eram como a de New York, as festas eram permitidas com a capacidade limitada e o uso obrigatório de máscara.
- New York por ser uma cidade muito populosa e por ter sido o epicentro de contágio pelo vírus no início da pandemia se manteve absolutamente restrita para festa neste 1 ano e quase 3 meses e no próximo mês se inicia a abertura de festas.
- Também temos um cenário que é o da Flórida, na Florida durante a pandemia teve 2 lockdowns e teve a sua abertura recentemente, porem seguindo regras do CDC e uso de máscaras.
O cenário com a chegada da vacina:
Depois da chegada da vacina tudo está retomando com mais rapidez do que o esperado.
Em Chicago e no Texas as festas já retomaram e no Texas já foi derrubada a restrição do uso de máscaras.
No estado de Utah tem programado festa da “Pride T-dance” para o dia 06 de Junho 2021 com a participação da cantora Nikki Valentine.
No Colorado a “Triangle Denver” já tem sua programação da Pride de 24 a 26 de junho de 2021.
No estado da Califórnia já temos programação para o final de semana da Pride de 25 a 27 de Junho de 2021 e programação para o “Leather Weekend” em setembro de 2021.
No estado de Massachusetts na cidade de Provincetown já está disponível a programação para o evento “Independence 2021 Provincetown” de 03 a 07 de Julho de 2021 o feriado de independência dos Estados Unidos.
Na Florida desde março toda a cena circuit e as festas voltaram a todo vapor.
Inclusive neste final de semana acontece o festival “Loud & Proud Miami 2021” que acontece do dia 28 a 31 de Maio com 6 festas e com um line up com grandes djs que promete muito a cada festa desse festival.
E eu vou ter o prazer de participar deste festival e fechar o festival me apresentando na festa de encerramento chamada “The Rooftop Miami” juntamente com o DJ francês Arno Diem.
Confira (ao lado) a programação completa do Festival Loud & Proud Miami 2021.
Em New York já está liberado o não uso de máscara na área externa para as pessoas que estão completamente vacinado e permitido reunião de grupos de pessoas.
Contanto que já está tudo programado conforme anunciado pelo governador para a cidade e o estado reabrir tudo 100% no dia 01º de julho e tudo na cidade vai retornar, festas, cinemas, shopping, teatros e jogos e tudo mais com toda sua capacidade. E vale salientar que grande parte da população do estado de New York já estão vacinados.
E a cena circuit aqui já está se preparando ao retorno e no próximo mês retornam com festas e eventos que não precisam distanciamento social.
Eu já tenho festa programado para a próxima sexta 04 de Julho no The Ritz Bar and Lounge.
E o calendário circuit já tem festas programadas para todo o mês de junho e julho e inclusive para o final de semana da Pride de New York de 25 a 27 de Junho.
Abaixo algumas das festas já programada e tem muito mais selos e festas para serem confirmados.
A parada oficial de New York este ano manterá toda a sua programação on-line como já estava programado. Mesmo com essa liberação na restrição eles decidiram manter tudo on-line.
O que muda a partir de agora?
O principal requisito para os eventos que não tem distanciamento social é de que todos devem obrigatoriamente apresentar o comprovante de vacinação. E essa foi a forma de medida mais segura e fazer com que tudo volta ao novo normal e não perder o controle para que não tenhamos nenhuma variante de novas infecções se caso não viesse a ter esse controle no acesso.
Em no estado de New York todas as pessoas que já foram vacinadas tem uma opção de emitir on-line o Excelsior pass, uma espécie de passaporte que contém um QR code que você pode baixar para Apple Wallet que contém os seus dados, porem você só consegue emitir esse pass depois de ter tomado todas as doses da vacina, para emitir você preenche no site suas informações e seleciona a data e o local onde você tomou a segunda vacina para o sistema confirmar e você emitir seu pass.
E por fim todos nós profissionais do setor de eventos assim como eu e muitos DJs aqui nos Estados Unidos estamos felizes em ter essa luz no fim do túnel e ver a retomada do setor de festas e eventos, que antes estava muito distante e agora já estamos super confiantes e felizes de estar retornando ao nosso trabalho e estamos otimistas que com a liberação para eventos sem distanciamento social e tendo acesso somente apresentando o comprovante de vacinação será muito melhor para o nosso setor.