A música eletrônica perde um dos seus grandes ícones.
Dia 14 de junho a cena eletrônica nacional e mundial perdeu um de seus grandes ícones, o DJ Ricardo Guedes, vitima de um AVC.
Ricardo Guedes, paulistano, com 30 de carreira no ramo musical, era um DJ como poucos. Técnicas apuradas, repertório musical sempre diversificado, produtor renomado, Guedes era um artista polivalente. Já foi radialista, programador, produtor de vinhetas, gerenciador de conteúdo e disc jóquei de rádios em São Paulo.
Trabalhava recentemente na rádio 97 FM, onde trazia semanalmente o que há de mais novo e significativo no universo da House Music e do Electro. Seu programa intitulado de “Volume 97” é um dos mais escutados da grade da emissora.
Começou sua carreira em São Paulo na rádio Cidade FM mas já desde cedo pesquisava e compilava trilhas para peças de teatro e grupos de dança que se apresentavam na capital editando o material em K7.
Guedes é conhecido por seu perfil técnico e cirúrgico. Amante da tecnologia e da música, seu trabalho baseado na novas formas de expressão sempre refletiram seu estilo com o uso de recursos inovadores e tecnológicos. Após alguns anos se utilizando do Final Scratch – interface que permite que o DJ traga músicas em seu Laptop para as caixas de som através de um disco de vinil verdadeiro – ele encontrou uma forma de viável de carregar tudo aquilo que queria trazer diariamente às pistas. Na verdade, a afinidade com o novo equipamento foi tanta que o fabricante do equipamento convidou Ricardo para apresentar o DVD de aulas do equipamento. Quem compra o equipamento no Brasil trem aulas com Ricardo Guedes na tela.
“Ficava difícil carregar todos os discos que queria quando ia tocar. Ao todo eram mais de 300 que escolhia à dedo todas as noites. Começou a fazer mal para a minhas costas. Optei por um sistema que não comprometia minha arte nem limitava minha mobilidade”. Confessa o DJ. Ao final de 2004 ele passou a usar o Serato.
Entre os artistas que admiram seu trabalho está ninguém menos que DJ Marky.
“O Guedes é um dos mais criativos e eruditos DJs que eu conheço. Afirma Marky.
Mas o trabalho de Ricardo Guedes vai além da arte de mixar. Seu trabalho com produção musical já o rendeu uma série de elogios da imprensa e do público. Guedes já remixou ninguém menos que Madonna e Simply Red. Entre os artistas nacionais estão Guilherme Arantes, RPM, Léo Jaime e Crossover.
Ricardo Guedes foi eleito melhor DJ pela revista DJ Sound por 4 vezes e uma vez como DJ revelação, tocou nas principais casas noturnas de São Paulo e do Brasil.
Nossos sentimentos à familia e aos amigos.