É gente, tão pensando que Brasil é bagunça? Depois de sediar o The Creators Project neste sábado, o país participa de um novo mega evento super interessante
É gente, tão pensando que Brasil é bagunça? Depois de sediar o The Creators Project neste sábado, o país participa de um novo mega evento super interessante:
Red Bull Sounderground – I Festival Internacional de Músicos de Metrô
Como o nome já diz são cerca de 20 artistas, de 10 cidades diferentes do mundo, espalhados pelas estações do metrô paulistano durante a semana de 08 a 12 de novembro. O encerramento será uma grande jam session no dia 12, sexta, prevista para a estação da Sé. A entrada para conferir a programação de shows será a passagem de metrô.
As cidades participantes são Barcelona, Berlim, Londres, Cidade do México, Montreal, Moscou, Nova York, Paris, São Paulo e São Petersburgo, RYCO né!
Nos países das demais cidades participantes, é forte a presença do músico de metrô. A escolha de sediar o festival em São Paulo é o de atrair a atenção para a criação deste espaço que ainda não existe por aqui. “O festival tem esse potencial; o de transformar os metrôs onde o músico ainda não é permitido em lugares em que a música e estes artistas fazem parte do ambiente para o deleite dos usuários”, diz Marcelo Beraldo, sócio da Barong Produções e produtor cultural. Sua viagem de volta ao mundo, realizada no segundo semestre de 2009 e na qual registrou a performance de músicos de metrô em mais de 17 cidades, foi o pontapé inicial que resultou no Red Bull Sounderground.
Como participar
Os músicos participantes serão escolhidos a partir de inscrição no site do festival – até o dia 15/09/2010. Poderão participar músicos maiores de 18 anos que se apresentam solo ou em formações de até três pessoas. Para inscrever-se, basta preencher as informações da ficha disponível no site e fazer o upload de trecho de vídeo – ou indicar link de vídeo performance disponível na internet – que contenha uma apresentação solo, ou de grupo, realizada em uma das estações de metrô das cidades participantes. Os nomes dos artistas selecionados serão divulgados no site do festival em 21/09/2010.
No caso dos músicos de São Paulo, serão válidos vídeos gravados em outros espaços públicos diferentes do metrô. E importante: só poderão ser utilizados amplificadores com potência até 60 Watts e uso de baterias elétricas. Instrumentos de percussão ou bateria e a participação de DJs não serão permitidos. Aliás, vale ressaltar que não haverá fonte de energia elétrica disponível para as apresentações.
No Brasil, a curadoria terá entre seus participantes nomes como o de Lívio Tragtenberg – compositor experimental, saxofonista, escreve para teatro, cinema, além de já ter produzido várias obras instrumentais, sinfônicas, eletroacústicas e também ópera. Em 2004, fundou a Orquestra de Músicos de Rua de São Paulo –, e Danilo Martire Caciavilani, da área de Ação Cultural do Metrô de São Paulo.
Então se você é bom se inscreve, ou se é tipo um pato que nem a gente, se joga no metro e aproveita o som!