7 anos de R'Evolução – Rosane Amaral

Em Outubro  (9) acontecerá o aniversário de uma das mais importantes labels do Brasil e quiçá a mais importante e tradicional do Rio de Janeiro: R.Evolution.

A festa é uma criação da produtora e empresária, Rosane Amaral, que completa 7 anos de existência no próximo mês firmando-se, a cada edição, como uma festa completa e seleta (põe seletismo nisso). Suas festas são sempre cheias de amigos, amigos de amigos e por aí vai, o que torna o lugar uma reunião de pessoas do mesmo círculo de afinidades, mas que se abre para os forasteiros e os novatos no grupinho. Os turistas, principalmente os estrangeiros (sempre tem algum perdido nas festas, afinal o Rio está abarrotado deles) se encontram num paraíso de brasilidade, erupção de hormônios, sensualidade e um clima super amistoso.

Se há uma festa que não se pode faltar certamente são as festas que Rosane promove. O maior de todos os atrativos é o público: pessoas lindas, corpos sarados, bem informados, formadores de opinião; mas isso é pra quem olha de fora. Para os frequentadores assíduos das festas, a melhor parte são os deejays convidados e muitas vezes lançados por Rosane.

…exemplo disso são os Dj´s Isaac Escalante, Tony Moran, Roland Belmares, Eddie Elias, Twisted Dee que vieram ao Brasil pela primeira vez pelas minhas mãos e hoje são consagrados no Brasil e mundo afora.

Além das locações para suas festas que enchem os olhos de qualquer turista, seja no Pier Mauá ou na Lagoa Rodrigo de Freitas (eu particularmente já estive presente nos dois lugares e garanto que a vibe dos lugares é indiscritível), e o Clube de Regatas que também oferece um visual espetacular.

Rosane Amaral é hoje um dos expoentes do entretenimento GLS no Rio de Janeiro e no Brasil e em razão do aniversário de sua label, fizemos o convite para que conversássemos um pouco sobre seu trabalho, o que foi prontamente atendido por ela.

Uma das poucas mulheres, talvez a única, que alcançou um patamar diferenciado no entretenimento noturno, Rosane nos dá a dimensão do que é estar à frente de uma das festas mais importantes do Brasil e a mais disputa festa do carnaval carioca.

CONFIRA A ENTREVISTA


PLUGtronic: Dizem que uma festa precisa de pelo menos três edições para se estabelecer e formar um público próprio. Nestes sete anos de existência da R.Evolution, acredita que isso seja realidade ao se pensar em como a label iniciou?

Rosane: Acredito que sejam necessárias até mesmo mais de três edições para uma festa se firmar no mercado, criando um público próprio e uma identidade musical e visual. Hoje em dia com a entrada massiva de novos produtores no mercado vejo nitidamente que essa identidade própria não é alcançada nas primeiras edições, nas quais, em verdade, acaba-se se copiando a “receita” de outras já consolidadas. A R:evolution começou com pequenas edições dentro da Bunker e da Seven, casas noturnas de grande reputação à época, e foi se expandindo para label que é hoje. Foi necessário muito tempo, esforço, investimento e pesquisa para consolidá-la e o desafio e o trabalho não param nunca!

PLUGtronic: Suas festas, R.Evolution e Original Brazilian Pool Party, são as festas mais aguardadas do verão, principalmente no Carnaval. Qual o maior desafio em uma festa que sempre reúne um grupo bastante seleto e disputado?

Rosane: O maior desafio é oferecer um produto de qualidade impecável a este grupo que você mesmo indica como seleto e disputado. E eles são mesmo. A exigência e a cobrança são enormes e eu não meço esforços pra atender meu público da melhor forma possível, apresentando sempre inovações visuais e musicais, proporcionando organização, limpeza, locações agradáveis, enfim trabalhando para que o público passe uma noite absolutamente perfeita e inesquecível.

PLUGtronic: De onde vem suas inspirações para as festas? Como você veio para o mundo do entretenimento?

Rosane: Como em toda profissão toda inspiração vem do mundo que nos cerca, quando se tem vocação e se ama o que faz, é natural que a inspiração venha mais cedo ou mais tarde nos locais mais inusitados. E eu posso lhe assegurar que fazer festa é a minha vocação. Eu amo o que faço e não me vejo fazendo nada diferente disso. É claro que no curso da vida nos desviamos por vezes de nossa vocação principal e expandimos negócios com vista a maximizar resultados. No meu caso, abri um SPA destinado ao público gay que está dando super certo e que me dá muito prazer, mas as minhas meninas dos olhos são a R:evolution e a The Original Brazilian Pool Party. Sempre estive de certa forma no mundo do entretenimento, comecei fazendo produção de shows sertanejos, peças de teatro e depois carnaval até descobrir o que faço hoje.

PLUGtronic: Há alguma possibilidade de alguma das festas se tornarem endereço fixo, a exemplo de outras festas pelo país, que se viraram clubes?

Rosane: Olha, este não é o meu objetivo atual, estou muito satisfeita em fazer festas esporádicas e marcantes para o público, sem virar lugar comum mas, como no mundo dos negócios, não se pode descartar uma ao oportunidade, quem sabe? Já recebi algumas propostas mas não me pareceram financeiramente vantajosas.

PLUGtronic: Qual o maior desafio do entretenimento gay no Rio de Janeiro?

Rosane: O maior desafio do entretenimento gay é conquistar seu espaço e o respeito das mais variadas instituições, dos patrocinadores, do público que freqüenta e não freqüenta esses eventos, dos donos de estabelecimentos que possam funcionar como possíveis locações, e para atingir esse objetivo todos os produtores tem como missão mostrar um trabalho sério, profissional e sempre respeitando as normas aplicáveis.

PLUGtronic: Como tem sido a evolução do mercado gay em sua opinião?

Rosane: A evolução é enorme, a cada ano que passa o entretenimento, o turismo e o consumo ligado ao mercado gay ganham mais espaço, atraindo a atenção da mídia e dos investidores. Recentemente, concedi entrevista ao programa “Conta Corrente”, da Globonews, exatamente sobre este tema e os mais variados negócios atrelados a esse mercado.

PLUGtronic: Com a melhoria econômica e pelo histórico de consumo, o público gay está ficando cada dia mais exigente, já que as barreiras regionais estão diminuindo a cada dia. Como isso impacta na produção das festas e na sua visão de negócio?

Rosane: Isso impacta de forma absolutamente positiva. A exigência do público é sinônimo de melhoria constante dos padrões de qualidade dos meus eventos.

PLUGtronic: A cada ano o Rio de Janeiro ganha mais projeção como roteiro Gay. Quais os desafios para a população e os governos em tornar a cidade ainda mais atraente?

Rosane: Veja, na minha opinião, há desafios específicos em se preparar uma cidade para um público gay, mais também outros desafios do turismo em geral. Isso quer dizer que, além de se conscientizar a população acerca da necessidade de se respeitar as diferenças, tornado a cidade acolhedora e tolerante com esse público, é indispensável se pensar em limpeza, segurança e infra-estrutura pois o público gay é bastante exigente.

PLUGtronic: Como você encara as Olimpíadas e a Copa do Mundo? Está planejando algo diferente para este momentos?

Rosane: Encaro da única forma que se pode encarar, ou seja, como grandes molas propulsoras de negócios, certamente estou planejando algo diferente mas o segredo é a alma do negócio não é?

PLUGtronic: Qual o principal diferencial das suas festas em comparação com tantas outras que acontecem no Rio de Janeiro?

Rosane: As minhas festas têm vibe e identidade próprias que foram se acumulando com o passar do tempo. A meu ver, há pouquíssimas outras festas já consolidadas no mercado, a grande maioria vem ainda buscando seu espaço, muitas vezes, contudo, sem criar a sua própria identidade. Quando se trabalha com padrões sérios de qualidade e se busca a inovação constante, a concorrência fica pequena, o público não quer a mesmice.

PLUGtronic: Já pensou em levar a R.Evolution e a O.B.P.P para outros Estados?

Rosane: Já pensei e já, de fato, levei as festas pra São Paulo, várias vezes. Fui muito bem recebida pelo público paulista, que inclusive me segue aqui no Rio. As festas em São Paulo encheram muito e isso me surpreendeu. Espero ser convidada em breve porque amo os paulistas.

PLUGtronic: Qual a missão da R.Evolution e que balanço você faz desde o surgimento?

Rosane: Faço seis festas por ano. A missão da R:evolution é proporcionar o grande encontro de amigos e personalidades e levá-los ao céu. Acredito que o balanço seja exatamente esse pois o público fala com muito carinho dos meus eventos.

PLUGtronic: Neste ano está trazendo para as pick-ups, os internacionais deejays,J.Zuart e Tracy Young. Nos apresente seus convidados.

Rosane: No momento, aposto no DJ Mexicano o J Zuart que é um grande jovem talento. Além disso, estou trazendo a Tracy Young, que já é um grande nome hoje no mundo, anda arrasando nas pistas internacionais. Eu costumo pesquisar muito e escutar todos os sets que os Dj´s me enviam e acredite que não são poucos! Além disso, viajo muito em busca de novos talentos e não tenho medo de apostar no novo, seguindo o meu instinto musical. Adoro dar oportunidade e apostar em desconhecidos, os quais como indicam minha experiência, acabam se tornando muito conhecidos e queridos da noite pro dia. Exemplo disso são os Dj´s Isaac Escalante, Tony Moran, Roland Belmares, Eddie Elias, Twisted Dee que vieram ao Brasil pela primeira vez pelas minhas mãos e hoje são consagrados no Brasil e mundo afora.

PLUGtronic: Para os que não conhecem a R.Evolution, pode nos dizer o que é a festa?

Rosane: A festa é um grande momento de celebração, de encontro de pessoas felizes e que buscam o seu momento de diversão e relaxamento. A minha missão, como eu disse, é levar o público ao céu, fazendo uma festa contagiante, inesquecível e com muita energia positiva.

O PLUGtronic estará presente ao aniversário da label no Rio e trará, diretamente da festa, a opinião dos baladeiros de plantão sobre esta noite que promete.

E só um gostinho para você que não conhece o grande nome da noite, Tracy Young: ela é de Washington DC, mas foi indo para Nova York que alcançou sucesso. Tracy conheceu então a empresária, Ingrid Casares, do South Beach Club Liquid, em Miami e isso lhe gerou convites para tocar com astros como Lenny Kravitz, Rick Martin, Smashing Pumpkins, Cher e alguns outros. Um de seus grandes feitos foi o trabalho que fez com Madonna na produção do hit “Music”. A americana é super gabaritada e seu set é agradável para todos os ouvidos, desde os mais doces aos mais pesados. Ela sabe fazer música para todos os estilos.

Quer saber mais sobre tudo isso? Veja também www.revolutionparty.com.br

E fiquem de olho dia 10 e 11, vamos aprontar coisas novas para vocês!