Anos de trabalho no entretenimento, reconhecimento internacional e pulso firme: esse é o estilo “Almada” de fazer a festa acontecer. Confira a entrevista exclusiva ao PLUGtronic.
Há 518 quilômetros da capital paulista encontra-se a cidade de Birigui, conhecida como a capital latina do calçado infantil, por ter o maior polo industrial neste segmento.
Parece que essa pujança industrial fez escola para um dos atuais donos da noite brasileira, André Almada, pois foi lá que o empresário paulista nasceu.
Muitos devem conhecê-lo apenas por seu mais grandioso trabalho, o clube The Week, com filiais em Florianópolis e Rio de Janeiro, além da matriz paulistana no bairro da Lapa.
Talvez o que poucos saibam é que o empresário de trinta e sete anos já trabalhou, entre outros lugares, como assessor da São Paulo Fashion Week, foi executivo dos hotéis Hilton em São Paulo, Caracas, no Equador, entre outros trabalhos.
A The Week, atual templo da música eletrônica para o público gay, recebe com facilidade de aceitação todos os públicos que rejeitem rótulos e busquem a qualidade no entretenimento noturno. A “TW” como é conhecida por seus seguidores, é um lugar de encontro “mix-descolado”, por sempre receber figurinhas que sempre inundam as colunas sociais com acontecimentos badalados, além de contar com uma orquestração invejável a muitos em relação à perfeição com que os negócios são comandados.
O sucesso sempre traz dissabores, o que é muito comum no mundo corporativo. Entretanto, Almada e Klaus Ebone, seu parceiro de condução do empreendimento, não medem esforços para trazer sempre o foco do cliente a seu negócio. Klaus Ebone, aliás traz a expertise do Fábrica 5, casa que abriu em sociedade com Gugu Liberato e Miguel Falabella.
A The Week é, não apenas uma casa noturna, um clube, mas uma trademark que lança seus braços pelo mundo. Já esteve presente em algumas das principais capitais mundiais e vem se consolidando com o passar do tempo.
Em 2009 a colunista do jornal Folha de São Paulo, Mônica Bergamo, anunciou a compra de um terreno de 5000m² onde o clube paulistano iria fincar novas raízes, situado às margens da Via Professor Simão Faiguenboim (Marginal Tietê SP-15). Há até quem bem-humoradamente sugerisse o nome do megaprojeto de “The Month”, em analogia à grandiosidade da empreitada.
André recebe semanalmente cerca de 5.000 pessoas na matriz paulistana e conta com festas como:
Babylon – inspirada no seriado americano “Queer as Folk – Os Assumidos”; Cosmopolitan – que anima os sábados na filial carioca; Divas – festa das meninas; Gambiarra – espaço para todos curtirem o melhor do som nacional; Noite Preta – projeto entre a cantora Preta Gil e a TW; AcquaPlay – DayParty pensada para ser uma opção de diversão fora das cercanias da casa à semelhança de grandes festas que acontecem no exterior; Toy – festa que deu origem à casa; Nova Pool Party – dominguera que acontece todo mês na matriz paulistana, Além de outras festas no decorrer do ano.
Tivemos o prazer de conversar um pouco com o empresário sobre a direção dos negócios e uma surpresa que ele prepara para 2011. Quer saber o que é? Confira agora nosso bate-papo:
PLUGtronic: Como veio para o negócio do entretenimento?
André Almada: Totalmente ao acaso! Nunca pensei em trabalhar na noite até receber um convite do Cesar Semensato para fazer uma noite no UltraLounge.
PLUGtronic: Como surgiu a The Week?
André Almada: Após quase 4 anos no UltraLounge, criei a festa TOY que virou um sucesso e daí veio a The Week.
PLUGtronic: No início a The Week era mais voltada ao público gay (homens principalmente) e com o passar do tempo foi ganhando mais espaço entre os “friendly” do movimento GLBT, certo? A que você imputa a aceitação massiça do público em relação à casa?
André Almada: Infra estrutura e qualidade dos serviços. O público de balada ficou mais exigente e sabe que aqui pode encontrar conforto e bom atendimento.
PLUGtronic: Como fazer para lidar com a eterna expectativa dos clientes em relação às festas?
André Almada: Manter o padrão de qualidade e sempre buscar novidades seja no mercado Nacional ou Internacional.
PLUGtronic: Pensando na empresa The Week: toda empresa possue uma carta de Valores, Missão e Filosofia. Qual o valor, missão e filosofia de trabalho da The Week?
André Almada: Qualidade, serviço e novidade sempre!
PLUGtronic: Há alguns anos atrás a The Week fincou raízes na capital brasileira do turismo, o Rio de Janeiro. Como tem sido os trabalhos por lá? Há alguma diferença de condução do negócio em função do regionalismo brasileiro?
André Almada: Sim. Cada cidade tem as suas particularidades; procuramos manter o padrão de qualidade considerando as necessidades do público de lá. Temos o projeto Wallpaper onde tocam músicas bem ecléticas, variando desde músicas brasileiras até hits de house como o carioca gosta. O Rio de Janeiro é o cartão postal do Brasil para o mundo e estamos muito felizes com os resultados da nossa filial carioca.
PLUGtronic: Para se manter no topo dos negócios sabemos que é preciso fidelizar, encantar, inovar e surpreender seus clientes. O que fazer para atrair um número maior de adeptos?
André Almada: Pesquisar e entender as expectativas do cliente inovando sempre.
PLUGtronic: A The Week-São Paulo ganhou projeção internacional devido a uma reportagem feita pelo Discovery Channel listando as melhores casas noturnas da América Latina, na qual a The Week foi uma das cinco escolhidas. O projeto The Week Export teve relação direta com a reportagem ou já havia a intenção de internacionalizar a marca?
André Almada: A reportagem não foi a responsável pela nossa visibilidade internacional. Recebemos muitos clientes de todas as partes do mundo e eles foram um dos grandes responsáveis por essa visibilidade inicial. Em Abril de 2009 recebemos o primeiro convite Internacional e fizemos a primeira festa em Barcelona e desde então, não paramos mais. Passamos por Buenos Aires, Paris, Londres, Bogotá, Cidade do México e em 2011 estaremos presentes em quase todos os continentes.
PLUGtronic: O que os novos projetos, como o AcquaPlay e o Wallpaper tem a ver com essa busca pelo novo? Fale um pouco mais sobre esses projetos!
André Almada: O Acquaplay surgiu da necessidade que tínhamos em achar um lugar novo para um projeto durante o dia, e foi um sucesso. O Wallpaper é um projeto com a cara do Rio, estamos sempre abertos para novos projetos.
PLUGtronic: Como empresário, qual seu conselho para aqueles que vêem em você um exemplo a ser seguido? Qual seu segredo para a administração perfeita?
André Almada: Aconselho que qualquer pessoa que deseje abrir um novo negócio, primeiramente analise o mercado e o perfil de seu cliente. Depois um bom planejamento e sempre busque novidades.
PLUGtronic: Em seu perfil no Facebook vem fazendo citações sobre um novo empreendimento para 2011. O que pode nos adiantar sobre isso?
André Almada: É uma casa menor e extremamente sofisticada, com capacidade para 600 pessoas na região central de SP. Tem decoração assinada por um arquiteto famoso e terá o padrão de qualidade que nosso público esta acostumado a ter.