Amantes da variação mais refinada e politizada da black music feminina, já podem começar a comemorar.
Amantes da variação mais refinada e politizada da black music feminina, já podem começar a comemorar. Duas das maiores, se não as maiores, divas contemporâneas do gênero confirmaram apresentações em algumas capitais brasileiras para este segundo semestre: Erykah Badu em Agosto e Lauryn Hill em Setembro.
As duas informações vieram do twitter oficial do Credicard Hall, que disponibilizou as datas de início das vendas dos ingressos e locais das apresentações. Preços, horários e demais informações deverão ser divulgadas nos próximos dias.
Erykah Badu que começou abrindo shows para o cantor americano D´Angelo e participando de shows e parcerias musicais junto com a banda de hip-hop The Roots, tem em seu legado 5 discos de estúdio, sendo um deles lançado em março deste ano, como segunda parte da prometida trilogia “New Amerykah”. O elogiadíssimo “Return of the Ankh” tem em contrapartida da primeira parte, o “4th World War”, a minimização de sua carga hip-hop engajado e a retomada da artista as suas sonoridades mais jazzísticas e sensuais que a popularizaram com o fundamental “Baduzin”, de 1997, ano de sua única apresentação em terras tupiniquins, no falecido festival Free Jazz.
O Primeiro single deste seu novo álbum é Windows Seat, que vem acompanhado do escandaloso clipe no qual a cantora se despe conforme anda pelas ruas de Dallas de encontro ao local onde John F. Kennedy foi assassinado. O caso repercutiu até a divisão de investigações especiais da polícia de Dallas onde a cantora foi acusada por conduta desordeira.
Erykah vem com a turnê “Out My Mind, Just in Time Tour”, nome que intitula a última e mais densa faixa do “Return of the Ankh”. Essa turnê trás em evidência as faixas das duas partes da trilogia “New Amerykah”, variando entre sucessos antigos e covers de uma galera do calibre de Roy Ayers, Chaka Khan, Diana Ross entre outros.
A cantora terá sua primeira apresentação dia 28 de Agosto no Rio de Janeiro como parte de uma das atrações da segunda edição do Festival Back2Black e no dia seguinte, 29 de Agosto, Erykah se apresenta em São Paulo, no Credicard Hall. Apresentações em demais capitais ainda não foram divulgadas. Os ingressos começam a ser vendidos no dia 5 de Julho, apenas para clientes Credicard, Citibank e Diners e para os demais no dia 12 de Julho. Ainda sem preços e horários definidos.
Já Lauryn Hill teve seu talento revelado ao grande público em 1993, quando cantou e atuou no filme “Mudança de Hábito 2“, mas só foi cair realmente na graça do público e critica quando se juntou a Wyclef Jean e Pras Michel, formando o The Fugges e lançando em 1996 o também fundamental, “The Score”, tornando-se ícone do hip-hop dos anos 90.
Dois anos após o sucesso, Lauryn lançou seu primeiro e único disco solo de estúdio, a obra-prima “The Miseducation of Lauryn Hill” e é novamente consagrada como uma das artistas negras mais influentes do século, dona de grammys e aparentada da família Marley.
Lauryn gravou o dramático “MTV Unplugged” em 2002 e desde 2004 veem prometendo um álbum de inéditas, mas até hoje apenas um único single foi lançado, a música “Lose Myself“, em 2007, ano em que Lauryn se apresentou pela única vez aqui no Brasil e fez um show em que deixou muito a desejar tanto em questões relacionadas a qualidade de som quanto a própria presença de palco da cantora. Esta mini-turnê brasileira vem para redimir suas apresentações de 2007 e demonstrar um pouco do talento indiscutível da moça. Podemos esperar por sucessos dos Fugges e hits de sua carreira solo.
A cantora se apresenta dia 3 de Setembro no Stage Music Park, em Florianópolis, dia 6 de Setembro no Citibank Hall, no Rio de Janeiro, dia 7 de Setembro no Credicard Hall, em São Paulo e finaliza no dia 12 de Setembro em Brasília, na Prainha da ASBAC. Os ingressos começam a ser vendidos no dia 12 de Julho, apenas para clientes Credicard, Citibank e Diners e para os demais no dia 18 de Julho. Também ainda sem preços e horários definidos.
Maior Hit do “The Miseducation of Lauryn Hill”