Um novo livro está para ser lançado agora em março, explorando as pioneiras mulheres latino-americanas que contribuíram para o som da música eletrônica.
“Switched On: A Aurora do Som Eletrônico por Mulheres Latino-Americanas” está marcado para ser lançado no sábado, 2 de março, pela editora de Berlim, Contingent Sounds.
O livro de 210 páginas é considerado o “primeiro” do seu tipo dedicado ao talento feminino na música eletrônica latino-americana, revisitando a música “avant-garde” e experimental do início do século XX.
Switched On apresenta ensaios pessoais, fotos de arquivo e entrevistas com mulheres pioneiras, incluindo Elsa Justel, Margarita Paksa, Nelly Moretto, Teresa Burga e outras.
Também inclui entrevistas com a compositora e pianista franco-uruguaia Renée Pietrafesa Bonnet, que pesquisou e executou música eletroacústica inicial, e a compositora germano-chilena Leni Alexander, que estudou música eletrônica na década de 1960 e ensinou crianças jovens e deficientes.
Switched On é editado por Luis Alvarado, curador e pesquisador independente, e Alejandra Cárdenas, músico experimental, artista e pesquisador.
“Os textos apresentados aqui nos aproximam do trabalho de uma nova geração de pesquisadores que se concentraram em oferecer uma leitura não canônica da história da música e tecnologia na América Latina”, diz o prefácio.
“De certa forma, esta publicação é o registro de uma nova visão, um relato da condição de ser mulher no campo da tecnologia musical em uma época em que este era predominantemente um domínio masculino.”
Uma lista de reprodução de música eletrônica e composições de mulheres latino-americanas também foi criada ao junto com o livro, destacando a amplitude da influência na música moderna.
Não sabemos se o livro chega ao Brasil, mas você pode encontrar mais informações no site www.contingentsounds.com